Sertão cosmopolita - Souza, João Carlos de
R$ 54,00
Impostos inclusos
Na passagem do século XIX para o século XX, o conflito entre a modernidade e a tradição em Corumbá aparece como tema central da obra de João Carlos de Souza. O livro retrata as tensões criadas pelo anúncio do novo em uma sociedade em formação, que possuía a tradição como uma de suas características fundamentais. Quando Corumbá se constituiu como cidade, o contexto histórico era marcado pelas relações dos mercados europeus e americanos que se intensificaram no período da Segunda Revolução Industrial. Com a liberação dos portos, em 1808, ocorre uma ampliação na integração regional brasileira. Desta forma, havia a possibilidade de uma ligação direta com as capitais ao longo do país e até mesmo com o exterior. Assim, ao longo do século XIX, Corumbá tornou-se um por...(Resumo completo abaixo)
Na passagem do século XIX para o século XX, o conflito entre a modernidade e a tradição em Corumbá aparece como tema central da obra de João Carlos de Souza. O livro retrata as tensões criadas pelo anúncio do novo em uma sociedade em formação, que possuía a tradição como uma de suas características fundamentais. Quando Corumbá se constituiu como cidade, o contexto histórico era marcado pelas relações dos mercados europeus e americanos que se intensificaram no período da Segunda Revolução Industrial. Com a liberação dos portos, em 1808, ocorre uma ampliação na integração regional brasileira. Desta forma, havia a possibilidade de uma ligação direta com as capitais ao longo do país e até mesmo com o exterior. Assim, ao longo do século XIX, Corumbá tornou-se um porto de via fluvial integrando várias cidades e vilas de Mato Grosso bem como das cidades platinas e da Europa. A cidade passava, então, de um povoado destinado à defesa do território ao centro comercial de uma região estratégica, um pólo de importação e exportação de mercadorias. O historiador João Carlos de Souza ao contar a história da modernidade no interior do Brasil contrapõe essa ideia às das diferentes manifestações populares da região.
Código de Barras: 9788598325750
Tipo de Item: Livro
Formato da Edição: Brochura
Data de Lançamento: 01/03/2008
Origem: Brasil
Idioma: Português
Título: SERTÃO COSMOPOLITA
Subtítulo:tensões da modernidade de Corumbá (1872-1918)
Artista(s): Souza, João Carlos de
EAN: 9788598325750
ISBN: 9788598325750
Dimensões: 14 x 21 x 2cm
Número de Páginas: 328
Editora: Alameda Casa Editorial
Selo: Alameda
Gênero: Ciências Humanas e Sociais
Assuntos: Sociologia
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.