DIGITAIS DE UM LEITOR
R$ 74,90
Impostos inclusos
SINOPSE
No centenário do nascimento do editor, DIGITAIS DE UM LEITOR é uma conversa de leitor para leitor em uma jornada pela literatura brasileira e estrangeira de muitas décadas. Autores que desapareceram deixando obras monumentais, outros que surgiram com prosa e desenvolvimento originais e ainda outros recuperados pela memória, ressurgidos porque ressoam os tempos atuais. A mestria, o livre pensar e a paixão pela literatura emanam da escritura de J. Guinsburg, com erudição, alegria e talento.
QUARTA-CAPA
Este não é um livro qualquer. Ele nasce da pena de alguém que em sua longa trajetória teve os livros como meio de vida e missão. É, assim, um livro de livros, em que seu autor avalia, comenta e critica muitas das principais publicações brasilei...(Resumo completo abaixo)
SINOPSE
No centenário do nascimento do editor, DIGITAIS DE UM LEITOR é uma conversa de leitor para leitor em uma jornada pela literatura brasileira e estrangeira de muitas décadas. Autores que desapareceram deixando obras monumentais, outros que surgiram com prosa e desenvolvimento originais e ainda outros recuperados pela memória, ressurgidos porque ressoam os tempos atuais. A mestria, o livre pensar e a paixão pela literatura emanam da escritura de J. Guinsburg, com erudição, alegria e talento.
QUARTA-CAPA
Este não é um livro qualquer. Ele nasce da pena de alguém que em sua longa trajetória teve os livros como meio de vida e missão. É, assim, um livro de livros, em que seu autor avalia, comenta e critica muitas das principais publicações brasileiras e estrangeiras dos últimos setenta anos, algumas das quais ele mesmo, como editor, publicou. Autodidata, a escritura de J. Guinsburg é solta e profunda como cabe a um livre pensador talentoso e arguto.
Com seus registros de momentos históricos de livros que vêm à luz e de autores que partem, Digitais de um Leitor é também uma homenagem a todos aqueles que levaram e levam adiante o prazerosamente árduo ofício de escrever, editar, publicar e vender literatura no Brasil, e de tentar atrair cada um dos passantes e navegantes aos infinitos horizontes que só a boa literatura proporciona. É, portanto, o livro de um leitor para todos os leitores.
DO AUTOR
Foi um dos mais proeminentes intelectuais brasileiros dos últimos sessenta anos. Ensaísta, escritor, tradutor e professor autodidata, foi titular da cadeira de Estética Teatral do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo CAC/ECA-USP. Sempre ligado ao mercado editorial, foi um dos fundadores da editora Perspectiva de São Paulo em 1965, da qual tornou-se o editor. À frente dela até a sua morte, construiu ao longo dos anos um dos mais notáveis acervos editoriais do país no campo das humanidades.
COLEÇÃO
A coleção Debates dedica-se aos temas contemporâneos e aos debates e polêmicas da atualidade. A mais antiga, junto com a Estudos, e a mais conhecida das coleções da editora, conta com quase 350 títulos, alguns já célebres na literatura de não ficção.
TRECHOS
DO PREFÁCIO
Rosangela Patriota
Uma característica que marca profundamente a atualidade dos escritos de Jacó Guinsburg diz respeito, em primeiro lugar, ao seu grande apreço pela História como disciplina no campo das ciências humanas, dado, inclusive, inconteste quando se percorre a sua vasta produção intelectual. No entanto, para além dessa sua grande paixão, o que chama a atenção em seus escritos da década de 1950, é como ele, sob o ponto de vista da criação estética, antecipou, pelo menos entre nós, brasileiros, o diálogo entre história e ficção.
DO LIVRO
O Nordeste é um braseiro ardendo na consciência nacional. O seu sofrimento e o seu protesto marcam profundamente a moderna literatura brasileira, condicionando a obra de alguns dos mais lídimos expoentes dessa etapa em que os nossos escritores, após as revoluções políticas e culturais que alteraram a fisionomia do mundo e derrubaram velhas concepções e cânones, despertaram para a realidade de seu país e procuraram integrar sua contribuição no processo de autoconsciência nacional. Evidentemente, nessa fase em que se abandonam o verbalismo dos salões e as facilidades das capitais, quando se deseja estabelecer a literatura no chão de vastas áreas geográficas e humanas relegadas ao esquecimento e transformá-la em expressão, se não em brado, dos problemas e das condições, uma região tão típica como o Nordeste, lastrada com um quadro de berrantes contradições e desníveis, com uma complexa estrutura onde se chocam, inconciliáveis e inconclusos, processo e padrões que se acumulam há quatro séculos, deveria constituir-se naturalmente em tema.
DA CAPA
Imagem da capa: retrato de J. Guinsburg, por Pedro Maluf, em aquarela sobre papel, 2021. A pedido da editora, o artista plástico Pedro Maluf realizou uma série de retratos de Jacó utilizando várias técnicas diferentes, que despontam por todo o volume.
SUMÁRIO
Mais Que Digitais? Rosangela Patriota
1. Literatura Brasileira
Os Sertões, Um Tema em Busca de um Escritor
Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos
Três Romances Que Vencem o Tempo
O Contista de Terno de Reis
Chão de Infância: Paulo Dantas
Para Além de Aquelas Muralhas Cinzentas
O Capitão Jagunço
Os Caminhantes de Santa Luzia
Lampião
A Aldeia Sagrada
Com Cravo e Canela
Marcoré
Barrabás, o Enjeitado
De Remota Província
Território dos Bravos
Uma Obra de Realismo Social: Sangue na Pedra
Dois Jovens Poetas: Fujyama e Pierre Santos
Os Imigrantes de Samuel Rawet
Imigrantes Judeus/Escritores Brasileiros
Trilogia das Buscas
Anotações de um CaixeiroViajante
A Ficção da Vida na Vida da Ficção: Eliezer Levin
Eh, Che, Moacyr, Scholem Aleikhem!
2. Literatura Estrangeira
Gerchunoff
Um Gaúcho Nascido na Rússia
O Mundo de Thomas Mann
Heine, a Personificação do Paradoxo
Sobre Os Meus Gloriosos Irmãos
Em Busca da Realidade Histórica
Entre Dois Versículos
Max Brod
Apócrifos de Tchápek ou a Busca da Arca Perdida
Kafka e Seu Contexto Social
Kafka e o Rato
Religião e Religiosidade em Kafka
Kafka, a Iconicidade de uma Escritura
O Capote de Gógol
Um Rumoroso Prêmio Nobel
Doutor Jivago, Obra do Diabo
Vida e Destino: Vassili Grossman
Uma Tradução de Tchékhov
Quem Está em Jogo?
Dostoiévski Continua Perseguindo os Judeus ou os Judeus Continuam Perseguindo Dostoiévski?
Fora do Tempo
Camus em Vez de Sartre
Um Intérprete Brasileiro de Proust
Um pequeno Introito a um Grande Capítulo
As Ruínas de O Leopardo
Um Detetive de Nosso Tempo
3. Silhuetas da Criação
Mestre Graciliano
Morreu Graciliano Ramos
Cecília Meireles
Crisantempo
A Presença de Haroldo de Campos
A Verdade do Poema na Lógica do Erro: Affonso Ávila
Anatol H. Rosenfeld
Anatol Rosenfeld: Uma Presença
A Propósito de Dois Relatos
4. Questões ainda contemporâneas
Uma Pequena Omissão
Uma Voz Árabe
Anatol Rosenfeld e o Irracionalismo
Código de Barras: 9786555050707
Tipo de Item: Livro
Título: DIGITAIS DE UM LEITOR
Artista(s):
Número de Páginas: 288
Editora: Perspectiva
(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.