SINOPSE
[LIVRO COLORIDO E ILUSTRADO] O entusiasmo do autor, famoso astrofísico vietnamita radicado nos EUA, contagia o leitor pela clareza e exuberância com que nos guia ao nos fazer embarcar numa viagem pelas profundezas do cosmo. Ciência, lirismo, metafísica, para Trinh Xuan Thuan são partes de uma mesma equação, de uma mesma aventura. As páginas coloridas com as imagens espetaculares do espaço-noite misturam-se às visões metafísicas e oníricas de grandes artistas e escritores que fizeram da noite metáfora da nossa existência. Nessa atmosfera, segredos e mistérios do Universo vão sendo desvelados e reforçados delicadamente, com conhecimento e cultura.
QUARTA-CAPA
Ciência e poesia reúnem-se numa ode ao encantamento do céu e ao conhecimento. Trinh Xuan Thuan explica e introduz a qualquer pessoa os fenômenos da astrofísica com sensibilidade e fluência incomuns, valendo-se da ciência, da arte e da cultura. Ele não desvenda os mistérios do céu profundo, antes os amplifica, demonstrando o que se sabe ou não do nascimento do nosso Universo. Observar o céu, para um cientista, é viajar no tempo-espaço em busca de um início que, afinal, talvez nem exista.
Uma viagem científica, lírica e metafísica pela noite.
TRINH XUAN THUAN
Nasceu em Hanói, Vietnã, em 1948. É especialista em astronomia extragalática e professor de astrofísica na Universidade da Virgínia. Autor de livros de divulgação científica, busca compartilhar a crença de que estamos conectados ao universo e se empenha em defender que a astrofísica e a metafísica estão intimamente ligadas. Publicou, entre outros, Trinh Xuan Thuan: O Agrimensor do Cosmo (com Edmond Blattchen, Editora Unesp, 2002), Dictionnaire amoureux du ciel et des étoiles (Plon/Fayard, 2009) e Désir d'infini: Des chiffres, des univers et des hommes (Fayard, 2013).
Coleção BIG BANG
A coleção Big Bang busca títulos que desbravem as grandes e as pequenas questões das ciências e das matemáticas em todas as suas vertentes, bem como o pensamento filosófico que se associa a esses campos. Também promove a divulgação científica para o público amplo em textos de alto nível.
DA CAPA
Imagem da capa: Campo de estrelas fotografado pelo Hubble no centro da Via Láctea a 27.000 anos-luz da Terra.
O espetáculo luminoso do céu sem barreiras e filtros revela uma imensidão de corpos, brilhos, luzes e tonalidades que dão pistas dos segredos arqueológicos do Universo.
TRECHOS
DA GUARDA
Gita K. Guinsburg
Viajei, sim, muito bem acompanhada pelo astrofísico Trinh Xuan Thian. De início, pensei que fosse ficar cansada ao atravessar o Pacífico, imaginando seus abismos profundos povoados por seres cegos e fantasmagóricos. Mas então aconteceu algo de impressionante... Entrei por entre as páginas deste livro e, quando saí, acordei como se tivesse sonhado. Sonhado um sonho. Mergulhado em uma aventura imemorial, desde a minha origem até o meu possível destino, rodopiando entre estrelas, satélites e cometas, pedras, planetas e gases mortais, passarinhos, insetos, plantas e seres que coabitam conosco. Este Planeta tão singular, com sua gente tão curiosa que tenta explicar quase tudo ante quase tudo que ignoramos, gente que faz pinturas e escreve poesias para exprimir os seus afetos, que reflete sobre a vida, sobre os vivos e o incomensurável, preenchendo com seus grafismos e sua escritura essa enorme biblioteca que nos arma para novas ações e novos saberes. Fomos eleitos, vale usufruir essa viagem com esse timoneiro.
DO LIVRO
A luz nos revela essa impermanência do cosmos. Ela muda de cor quando a fonte luminosa se mexe em relação ao observador. Se o objeto se afasta, ela se desloca para o vermelho: as raias verticais se deslocam para energias menores; se o objeto se aproxima, a luz se desloca para o azul: as raias verticais se deslocam para energias mais elevadas. Medindo esses desvios para o vermelho e para o azul, o astrônomo consegue reconstruir os movimentos cósmicos e ver as estrelas valsarem.
A luz tem isso de maravilhoso que nos permite também explorar o passado do universo e, ao fazer isso, compreender o seu presente e prever o seu futuro. Graças a ela remontamos no tempo e reconstituímos a esplêndida epopeia cósmica de cerca de quatorze bilhões de anos que ela trouxe até nós. A propagação da luz não é instantânea, ela gasta um tempo até chegar a nós. Ela se desloca com a maior velocidade possível no universo, que é de trezentos mil quilômetros por segundo. Um tique-taque e a luz já deu sete voltas completas em torno da Terra! Mas trata-se de uma velocidade de tartaruga na escala do cosmos.
SUMARIO
1. Quando a Noite Cai
Além das Nuvens
Uma Noite Boa
A Luz nos Liga ao Universo
Luzes Invisíveis
Olhos Satelizados
Os Ocasos do Sol
Metamorfose de Cores
A Luz Azul
A Lua: Astro da Noite e Filha da Terra
Um Satélite Ideal
A Sutil Interação do Par Terra-Lua
As Marés
O Testemunho do Náutilo
A Noite em Pleno Dia
A Lua na Sombra da Terra
Vênus
Júpiter, Senhor dos Planetas
A Noite É Também o Tempo dos Amantes
2. No Coração da Noite
Espectro Luminoso
Zênite
As Linhas de Fogo no Céu
Chuva Celeste
Os Testemunhos Silenciosos
Reservas de Asteroides
Nuvem de Cometas
Cratera do Meteoro [Cratera de Barringer]
A Longa Noite Hibernal e o Desaparecimento dos Dinossauros
Colisões Contingentes
As Constelações, Calendários de Antanho
A Ursa Maior
Os Doze Signos do Zodíaco
Polaris, a Estrela do Norte
A Via Láctea
As Cores da Noite
Cones e Bastonetes
Pintar um Céu Estrelado
As Ameaças da Noite
O Barulho das Bombas
Iluminar a Noite
A Luz Artificial
Reservas de Céu Estrelado
Fauna e Flora Noturnas
O Silêncio da Noite
Todos Filhos das Estrelas
O Pêndulo de Foucault
Cada Parte Traz em Si o Todo
Nossa Felicidade Depende
da Felicidade dos Outros
A Impermanência do Mundo
Partículas e Neutrinos
Sabedoria Budista
A Noite É Também o Tempo dos Medos
3. O Fim da Noite
Por Que a Noite é Negra?
Kepler
O Destino do Universo
A Vasta Tela Cósmica
Crepes e Filamentos
O Fogo e o Gelo
O Inventário do Universo
A Matéria Escura
A Energia Escura
A Eterna Expansão
A Luz e as Trevas
Meditação Sobre o Planeta Azul
Os Marcianos
O Homem e o Universo em Estreita Simbiose
A Combinação Premiada
Somos Únicos no Universo?
O Ruído do Vento
Acaso ou Necessidade?
A Desarrazoada Eficácia do Homem
em Compreender o Mundo
Quando o Sol se Levanta
A Noite é Também o Tempo dos Místicos
Créditos iconográficos e de textos
Bibliografia
Agradecimentos
Código de Barras: 9786555050721
Tipo de Item: Livro
Título: UMA NOITE
Artista(s):
Número de Páginas: 256
Editora: Perspectiva
(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)