"Este volume da Coleção Grandes Ideias reúne quatro textos lapidares de Oswald de Andrade: Manifesto da Poesia Pau Brasil, Manifesto Antropófago, falação e Antologia. Nessa seleta, é possível ter acesso ao projeto estético cultural e à crítica contundente sobre a ideia de nação, com a marca da inteligência, do humor e do poder de síntese do mais transgressor dos modernistas. Publicado originalmente no Correio da Manhã em 1924, Manifesto da Poesia Pau Brasil sugere novos princípios para a poesia. Ao louvar a contribuição milionária de todos os erros, o autor propõe a fusão de elementos eruditos e populares e a incorporação do cotidiano e da oralidade. Já o Manifesto Antropófago, incluído pela primeira vez na Revista de Antropofagia, foi concebido em 1928. Ao questionar a noção de identidade brasileira, a obra viria a se tornar uma mais cultuadas de Oswald. Os outros dois textos são menos conhecidos do público: falação, publicado como abertura do volume de poemas Pau Brasil, de 1925, é uma síntese das ideias enaltecidas no Manifesto da Poesia Pau Brasil, e Antologia, escrito em 1928, levou o trocadilho ao extremo, com seu conteúdo cômico e extremamente combativo. "
Nesses textos fundamentais do modernismo, estão congregadas as ideias certeiras e beligerantes do autor de Serafim Ponte Grande.
Código de Barras: 9788582850497
Tipo de Item: Livro
Formato da Edição: Livro brochura (paperback
Data de Lançamento: 28/08/2017
Idioma: Português
Título: Manifesto antropófago
Artista(s): Andrade, Oswald de
EAN: 9788582850497
ISBN: 9788582850497
Número de Páginas: 80
Editora: Portfolio
Selo: Penguin
Coleção: Coleção Grandes Ideias
Gênero: Poesia; Coletânea
Assuntos: Moderna (Fim do Século 19 até 1945); História de arte, Ensaios literários
(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)