Como elaborar um ponto de vista para estudar a poesia de Mário de Andrade que tentasse incorporar algo de como a própria obra buscou se configurar para a posteridade? Esse foi o desafio que este livro de Leandro Pasini se colocou. Ele se orientou em primeiro lugar pelas questões mais recorrentes da obra poética de Mário de Andrade: a formalização literária do Brasil e as inquietações quanto ao eu. Localizados os temas centrais, era ainda preciso circunscrevê-los de modo a explorar as suas várias potencialidades. A providência inicial foi deslocar essas questões e dispô-las como prismas em contato com temas mais específicos, como a natureza da subjetividade moderna no Brasil, o amor, a religião, o engajamento. Entretanto, ainda faltava um modo de organizar problemas tão agudos, para que eles pudessem refletir uns sobre os outros. O achado foi aderir à perspectiva que a própria obra estudada configurava em seu momento terminal, ou seja, depurar criticamente o ponto de vista de Mário de Andrade em "O movimento modernista" (1942), O banquete (1943-1945) e "A meditação sobre o Tietê" (1945).
Código de Barras: 9788577510801
Tipo de Item: Livro Impresso
Formato da Edição: Brochura
Data de Lançamento: 25/03/2013
Origem: Brasil
Idioma: Português
Título: A apreensão do desconcerto
Subtítulo:subjetividade e nação na poesia de Mário de Andrade
Artista(s): Pasini, Leandro (Autor)
ISBN: 9788577510801
Número de Páginas: 280
Editora: Nankin
Selo: Nankin Editorial
Gênero: Literatura nacional
Assuntos: A apreensão do desconcerto, Subjetividade e nação na poesia de Mário de Andrade, Poesia Brasileira , História e Crítica
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)