O que há em comum entre a infância de Walter Benjamin na cidade de Berlim do final do século XIX e o recreio escolar de uma escola municipal no bairro do Butantã, em São Paulo? O que move o brincar infantil? Lançando mão de categorias como ´jogo´, ´socialização´ e ´mimese´, Tamara Grigorowitschs apresenta uma análise do brincar que aborda essas e outras questões, revelando o papel do jogo para os processos de socialização e de construção do self na infância. Características do brincar como a fantasia, a repetição e a abstração permeiam mimeticamente tanto o modo lúdico como Benjamin interage com os personagens fantásticos de sua infância ? o ?Corcundinha? ou então ?o monstro que morava no fundo do prato de sopa? ? , como também as brincadeiras de perseguição à ?Loira do Banheiro? de uma turma de crianças do Ensino Fundamental I de uma escola pública paulistana. E quais seriam as diferenças entre essas duas modalidades de brincar na infância? Para além das diferenças culturais, temporais e espaciais, que sem dúvida revelam distinções significativas, Benjamin descreve o seu próprio brincar a partir da interação com objetos, seres fantásticos e pessoas adultas, mas não com outras crianças. A turma de crianças observada no recreio escolar, por outro lado, fundamenta o seu brincar também nas relações coletivas, na interação entre pares.
Código de Barras: 9788579390906
Tipo de Item: Livro
Data de Lançamento: 01/07/2011
Origem: Brasil
Idioma: Português
Título: Jogo Mimese e Socialização
Subtítulo:os sentidos do jogar coletivo na infância
Artista(s): Grigorowitschs, Tamara
EAN: 9788579390906
ISBN: 9788579390906
Dimensões: 14 x 21 x 1cm
Número de Páginas: 260
Editora: Alameda Casa Editorial
Selo: Alameda
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)