Autoridade e conflito no Brasil colonial - Bellotto, Heloísa Liberalli
search
  • Autoridade e conflito no Brasil colonial - Bellotto, Heloísa Liberalli

Autoridade e conflito no Brasil colonial - Bellotto, Heloísa Liberalli

R$ 70,00
Impostos inclusos
Mais importante governador da Capitania de São Paulo durante o período colonial, D. Luís Antonio de Souza Botelho Mourão, o Morgado de Mateus, é analisado em profundidade neste estudo clássico de Heloísa Bellotto, que, após trinta anos, ganha uma segunda edição, revista pela autora. Polêmico e enérgico, o Morgado de Mateus foi enviado pelo Marquês de Pombal para reorganizar a Capitania de São Paulo. Durante seus dez anos de governo (1765-1775), consolidou a autonomia da Capitania e fundou pelo menos vinte cidades, além de ajudar a estabelecer os limites geográficos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ? que, em linhas gerais, resultaram nos limites dos atuais estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. "Autoridade...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Mais importante governador da Capitania de São Paulo durante o período colonial, D. Luís Antonio de Souza Botelho Mourão, o Morgado de Mateus, é analisado em profundidade neste estudo clássico de Heloísa Bellotto, que, após trinta anos, ganha uma segunda edição, revista pela autora. Polêmico e enérgico, o Morgado de Mateus foi enviado pelo Marquês de Pombal para reorganizar a Capitania de São Paulo. Durante seus dez anos de governo (1765-1775), consolidou a autonomia da Capitania e fundou pelo menos vinte cidades, além de ajudar a estabelecer os limites geográficos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ? que, em linhas gerais, resultaram nos limites dos atuais estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. "Autoridade e conflito no Brasil colonial" enfoca o período em que, após 17 anos sob jurisdição do Rio de Janeiro (1748-1765), o governo da capitania de São Paulo, restaurado pelo Morgado de Mateus, incrementou a agricultura e atuou para a efetiva conquista e defesa dos territórios meridionais. Mas Morgado de Mateus também entrou em conflito com as autoridades metropolitanas e coloniais quanto à estratégia militar em relação aos espanhóis no Sul do país. Discordando da simples ação no extremo Sul, implementou a ocupação e fortificação a Oeste, com o estabelecimento da praça militar do Iguatemi, no atual estado do Mato Grosso do Sul.

Código de Barras: 9788598325545

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 01/07/2007

Origem: Brasil

Idioma: Português

Título: AUTORIDADE E CONFLITO NO BRASIL COLONIAL

Subtítulo:o governo do Morgado de Mateus em São Paulo (1765-1775)

Artista(s): Bellotto, Heloísa Liberalli

EAN: 9788598325545

ISBN: 9788598325545

Dimensões: 16 x 23 x 2cm

Número de Páginas: 342

Editora: Alameda Casa Editorial

Selo: Alameda

Gênero: História e Geografia

Assuntos: História - Geral

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788598325545

Referências específicas

ean13
9788598325545
Novo
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.