Este livro é uma coleção de achados, em nove ensaios singulares. E o ensaísta nos apanha num momento crucial. Estamos num mundo de urgências, em que o eterno presente se impõe de forma avassaladora. Precisamos de antídotos contra as perdas impostas pela grande engrenagem. É preciso decifrar os jogos da memória como um pharmakon que previna a perda da condição temporal do ser humano.
Como observa o autor, em diversos textos literários, a memória é tematizada, na condição de avesso da possibilidade não apenas do esquecimento, mas da oportunidade de volver à casa, que é a família, bem como o lugar de nascimento e vida comunitária. Isso se engendra através de literatura, experiência e invenção. E na compreensão de que a vida é ópera que se encena na memória de pessoas vividas.
O pensamento crítico e persuasivo do ensaísta nos cativa e nos conduz pelas cidades de palavras, em companhia de Marco Polo, Ítalo Calvino e outros viajantes da cultura e da imaginação. No final, o encontro das memórias, onde estaria, talvez, a perfeição do mundo, o ser da literatura.
Código de Barras: 9788575777466
Tipo de Item: Livro
Formato da Edição: Brochura
Data de Lançamento: 2011-01-01
Título: Perfeitas memórias
Subtítulo:literatura, experiência e invenção
Artista(s): Adeítalo Manoel Pinho
EAN: 9788575777466
ISBN: 9788575777466
Editora: 7 Letras
(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)