Até os limites da política - Hörner, Erik
R$ 74,00
Impostos inclusos
Os políticos e cidadãos que reafirmaram a independência apoiando a ?revolução? de 1831 e as Regências partilhavam três certezas: a credibilidade na monarquia exercida por soberano de sua feitura; a convicção sobre a unidade do Império; e a necessidade de manter a escravidão. Entretanto, tinham também diferentes expectativas quanto às competências do Poder Moderador, do Conselho de Estado e das províncias. Elas fundamentariam movimentos armados contra o governo central, dentre os quais a Revolução Liberal de 1842, realizada por Minas e São Paulo, se singulariza por ter arregimentado políticos do porte dos senadores Diogo Feijó e Nicolau Vergueiro e dos deputados Rafael Tobias de Aguiar e Teófilo Ottoni. Este episódio pouco explorado é tema deste livro instigan...(Resumo completo abaixo)
Os políticos e cidadãos que reafirmaram a independência apoiando a ?revolução? de 1831 e as Regências partilhavam três certezas: a credibilidade na monarquia exercida por soberano de sua feitura; a convicção sobre a unidade do Império; e a necessidade de manter a escravidão. Entretanto, tinham também diferentes expectativas quanto às competências do Poder Moderador, do Conselho de Estado e das províncias. Elas fundamentariam movimentos armados contra o governo central, dentre os quais a Revolução Liberal de 1842, realizada por Minas e São Paulo, se singulariza por ter arregimentado políticos do porte dos senadores Diogo Feijó e Nicolau Vergueiro e dos deputados Rafael Tobias de Aguiar e Teófilo Ottoni. Este episódio pouco explorado é tema deste livro instigante e bem informado que analisa as implicações políticas da reativação do Poder Moderador no início do segundo reinado, dissolvendo ministérios (1840, 1842) e Câmaras eleitas (1842, 1844). Também esmiúça perdas e ganhos inscritos nas reformas constitucionais ? a Lei de Interpretação do Ato Adicional (1840) e reforma do Código do Processo e do Conselho de Estado (1841) ? para os grupos políticos de São Paulo e Minas; os sentidos e decorrências deste ?pegar em armas? e da polêmica derrota na configuração dos partidos (saquarema e luzia) e do Estado monárquico.
Código de Barras: 9788579392610
Tipo de Item: Livro
Data de Lançamento: 01/03/2014
Origem: Brasil
Idioma: Português
Título: Até os limites da política
Subtítulo:a "revolução liberal" de 1842 em São Paulo e Minas Gerais
Artista(s): Hörner, Erik
EAN: 9788579392610
ISBN: 9788579392610
Dimensões: 16 x 23 x 1cm
Número de Páginas: 374
Editora: Alameda Casa Editorial
Selo: Alameda
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.